Farrapos

 
 
 
 
 
 
 
Vincent Van Gogh 
 
 
 
 
 
 
 
 
Eis-me sentada de novo
 para começar.
Mas começar
o quê?
 
 
Pois bem:
vou começar o princípio
daquilo que nunca começou.
Vou estilhaçar os estilhaços
daquilo que desde sempre
esteve estilhaçado.
 
 
Mas agora
é difícil
é terrível
é monstruoso.
 
 
E a marcha fúnebre
lança no ar os últimos acordes
e a seguir
vem a força, ouço-a!
 
É agora que devo começar!
 
 
E hesito…
E tremo…
E paro…
 
 
Mas então
não tem a força
Força?
 
 
Quero contar-vos…
Quero falar-vos…
Mas porquê?
Porquê?
 

Ouvi-me!
Não me compreendais
não me acarinheis
não me faleis de nada
mas ouvi-me!
 
 
Ouvi
a minha voz prisioneira
que quer gritar
ouvi
o meu braço fraco
que quer partir as grades
e se parte!
 
 
Ouvi-me!
 
 
Sou um farrapo rasgado
sou um esgar pálido
uma chama trémula…
mas sou!
 
 
Afinal sou
sou
não importa o quê
não importa quanto!
 
 
Sou
o meu ser é
é fogo
é chama
é vento
é até ao infinito
é até ao incomensurável…
Sou!
 
E agora vêde:
um monstro surgiu
do meu sepulcro caiado de branco
e disse que eu não era!
Mil monstros saíram
de mil sepulcros caiados de branco
e disseram que eu não tinha!
 
 
Vêde
vêde!
Eles acenam
com suas flâmulas sangrentas
e riem
e apontam…
 
 
Para trás monstros!
Para trás bocas hiantes de dentes rangentes!
Para trás sepulcros!
Eu estou só!
 
 
Sou o espectro pálido
da noite de luar
sou o fantasma branco
da noite de temporal!
 
 
Comprei-te vida!
Comprei-te…
Não, não:
Obrigram-me a comprar-te!
 
 
Partiste-me
partiram-me…
Sou um pedaço rangente
da mola vital
que se partiu.
 
 
Estou aqui.
Estou aqui
sentada no meu pedaço comprado…
comprei-o também
mas ele não é meu.
 
 
(in O Olhar do Leão,1979)
 
 

Deixe uma resposta

