Um texto de Kant para reflectir depois

 
 
 
   Emmanuel Kant,  Königsberg,1724-1804
 
 
 
 
 
UM TEXTO DE KANT PARA REFLECTIR DEPOIS…
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
«A doutrina do cristianismo, mesmo ainda antes de ser considerada como doutrina religiosa, apresenta um conceito do soberano bem ( do reino de Deus) que é o único que satisfaz as mais rigorosas exigências da razão prática. A lei moral é santa (inflexível) e exige a santidade dos costumes, embora toda a perfeição moral a que o homem  possa chegar nunca seja mais que virtude, isto é, uma intenção conforme à lei, por respeito pela lei, portanto a consciência de uma tendência contínua para transgredir essa lei, ou pelo menos para tirar-lhe pureza, isto é, para nela misturar muitos princípios sofísticos (não morais) que o determinam à observação da lei, por conseguinte, uma apreciação de si próprio ligada à humildade. Assim em relação à santidade que a lei cristã exige, nada resta à criatura a não ser um progresso até ao infinito; mas também, por isso mesmo, a criatura está  autorizada a esperar uma duração que se alargue até ao infinito.» Emmanuel Kant, Critique de la Raison Pratique, p. 137, in Raymond Vancourt,  Kant, Edições 70, pp 100/101
 
 
 

Uma resposta to “Um texto de Kant para reflectir depois”

  1. em construçao Says:

    Beijinhos e Um Dia Feliz!!!!
    ABRAÇOS GIGANTES DE sILENCIO
    DE MDLN*
    «CLICA AQUI»
    NA HORA DE PÔR A MESA ERAMOS CINCO
    na hora de pôr a mesa, éramos cinco:o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãse eu, depois, a minha irmã mais velhacasou-se. depois, a minha irmã mais novacasou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,na hora de pôr a mesa, somos cinco,menos a minha irmã mais velha que estána casa dela, menos a minha irmã maisnova que está na casa dela, menos o meupai, menos a minha mãe viúva. cada umdeles é um lugar vazio nesta mesa ondecomo sozinho. mas irão estar sempre aqui.na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.enquanto um de nós estiver vivo, seremossempre cinco. José Luis Peixoto (1974)

Deixe uma resposta

