Vagabunda da Sombra

 

 

 

            

 

                                                          Florescimento da Primavera necrófila num piano de cauda (1933)
                                                                                                                       Salvador  Dalí

 

 

 

 

 

                     

 

 

 

                         VAGABUNDA DA SOMBRA

 

 

 

SÓ UM PIANO restou depois do vendaval, lá, no espaço cheio de árvores nuas, no tapete fofo de folhas arrancadas, entre pássaros desplumados, piando de frio.

         Só um piano e eu, vagabunda da sombra, com um rasto de vidas gotejando, um piano para o qual corri, meu único amigo, meu aliado falaz, minha esperança-palavra sem sentido algum.

         Eu toquei o piano, ébano brilhante em cinzência de catástrofe, eu toquei o piano e ele abriu-me os braços, braços imensos de música gigante, apertou-me os ouvidos no torno da mágica… um piano e eu.

Música falsa, invertida, corrompida, música-traição, que eu amei, rendida, a que entreguei meus ouvidos exangues, minha pele com pontos de arrepio, a que entreguei tudo o que tinha. Olhem, fiquei sem nada, nada meu, só tinha a música daquele piano de ébano polido entre aglutinação de lixos cindidos. Olhem, eu misturei-me com os sons das teclas mágicas, fundi-me de tal maneira com o ritmo dionisíaco, trágico e doce da melopeia que acrescentei a tudo – e deixei de ter um eu.

         Ah, piano traidor que, de repente, me expulsaste do teu ventre sonoro, ah, piano carrasco que me atiraste a lama barrenta que guardavas, pérfido, nas entranhas fechadas! Agora, o que me resta é a memória do teu som cristalino e as lágrimas gastas do desespero morto.

 

 

 

                                                                                  Fábulas e Mentiras

 

 

 

 

Deixe uma resposta

