As Minhas Multidões

  
René Magritte, La Reconnaissance Infinie (1963)

 
 
AS MINHAS MULTIDÕES
 
 
 
Por detrás das montanhas
outra montanha há 
e por detrás dos sonhos
outro sonho
revejo-me nesta imensidão de sequências
onde o fim é sempre o princípio
e o princípio o  sentido da caminhada
que nos conduz ao centro
numa circunvolução excêntrica
onde o eu  e o nós se religam
em comunhão
 
Mesmo que nunca olhemos
nos olhos
para dentro da alma
ao rés da consciência
o ser do outro
que connosco comunga
ele está aí
nessa infinidade de esferas cristalinas
em reverberação contínua
de sóis e diamantes
e tanto faz ver
como não ver
 
Às vezes
de noite
quando o silêncio possível
ecoa
nas cavernas do ser
pressinto uma alvorada
plena de vozes
e sinais
adejos de pássaros
e fumos esfarrapados
de fogueiras desertas
e sei
e sinto
que por ali viajaram
multidões aladas
de prodigiosos entes
os efémeros fogachos da afinidade
os lampiões fenecidos da irmanação
 
Nem sequer os procuro
deixo que o mistério prossiga
a sua rota intangível
sei que afastar a fímbria
do manto da verdade
ou da luz
ou do saber 
é profanar o segredo
invadir o mistério
despir o sortilégio
da inefável roupagem
com que se vai revelando
e ocultando
sempre revelando
e ocultando
 
Pairo nos transes
do estremecer matinal
de olhos cerrados
um momento ou dois
e então
ouso abri-los para o dia
ouso erguê-los
para a vastidão cerúlea
do mar
ou do firmamento
pois sei que
invisíveis à cupidez da turba
comigo vogam
as minhas multidões

Uma resposta to “As Minhas Multidões”

  1. antonio Says:

    Adorei o texto!ele nos revela o mais profundo dos secredos de nosso coração:a capacidade de se transcender a si mesmo e aprofundar-se nos seus sonhos em pleno vazio.Eu tambem sou filósofo,-não de profição,mas sim de estudos altodidatas que sempre faço-,e tenho um blog;gostaria muito que voce o visita-se tambem.O endereço é:solidaoquetranscende.blogspot.com.Espero-a lá;obrigado por tudo!

Deixe uma resposta

